Impulsione seu Negócio: Um guia para o Marketing na Construção Civil

Totempool
7 min readAug 2, 2023

Independentemente do seu negócio, o marketing se tornou extremamente importante nos dias de hoje. Felizmente, também não custa tanto quanto a publicidade tradicional costumava custar. As marcas tinham que investir uma quantia significativa de dinheiro em anúncios de TV ou rádio. O mesmo acontecia com o marketing para empreiteiros.

Hoje, se você possui qualquer tipo de negócio de empreiteira, o marketing é fundamental. Com o surgimento do marketing digital e o uso generalizado das redes sociais, há muitas oportunidades. Bilhões de usuários ao redor do mundo estão procurando soluções. E você precisa estar visível para convertê-los o mais rápido possível.

O marketing para um negócio de empreiteira será diferente do mesmo processo para uma marca. Por isso, é crucial entender as nuances aqui e elaborar uma estratégia com base nisso. Não se preocupe, reunimos este artigo exatamente para isso.

Então, você possui um negócio de empreiteira? E você acha que ainda não conseguiu desvendar o código do marketing e aproveitar ao máximo seus esforços? Se sim, continue lendo para encontrar tudo que você precisa sobre marketing para empreiteiros.

O que é um empreiteiro?

Os empreiteiros são uma parte essencial do mundo empresarial, fornecendo serviços e expertise inestimáveis às empresas necessitadas. Com os muitos tipos diferentes de trabalho contratado disponíveis, é essencial entender as opções disponíveis quando chega a hora da contratação. Aqui está uma descrição dos vários tipos de contratados que podem ser utilizados.

Contratantes independentes são indivíduos que oferecem serviços de forma independente, sem serem empregados ou afiliados a qualquer empresa. Eles fornecem design web, contabilidade, assistência jurídica e outros serviços. Esse tipo de contratado é frequentemente utilizado quando as empresas precisam de ajuda especializada em projetos específicos ou tarefas que exigem expertise de alto nível dos freelancers.

Subcontratantes são profissionais que têm uma afiliação com outra empresa, mas ainda trabalham independentemente para clientes necessitados.

Por que o marketing é importante para os empreiteiros?

Como dissemos, qualquer negócio que esteja funcionando hoje requer um bom marketing. Mas com os empreiteiros, isso se torna ainda mais crítico. Por quê? Porque, ao contrário das grandes marcas, as empresas de construção não têm um alcance expansivo. Mas um ótimo marketing pode ajudá-lo a alcançar esse alcance.

Provavelmente, qualquer empresa de construção opera localmente. E é aí que entram coisas como resultados de pesquisa do Google ou depoimentos. Afinal, as técnicas boca a boca dos velhos tempos não vão funcionar hoje em dia. Os consumidores de hoje simplesmente procuram soluções e contratam uma empresa em questão de minutos.

Você sabia que o Google processa quase 100.000 pesquisas por segundo? Sim, isso é verdade. 100 mil pesquisas por segundo. Essa estatística sozinha faz você perceber o quão importante é estar visível na internet em todos os canais.

Mas o mais importante é que o marketing para empreiteiros é essencial porque seus concorrentes estão fazendo isso também. Nos últimos anos, cada vez mais empresas locais têm se concentrado no marketing. Elas não estão contando com o mesmo conjunto de clientes para trazer novos negócios a elas mesmas. Elas estão expandindo com a ajuda das mídias sociais e da internet para atrair novos leads.

Você também quer fazer isso para o seu negócio de empreiteiros? Obviamente, sim. E temos algumas dicas para garantir que você obtenha os melhores resultados do seu site.

Dicas de Marketing para Empreiteiros para Impulsionar Seu Negócio

1. Comece com um bom site

Quando os consumidores descobrem uma empresa, eles não passam a confiar nela imediatamente. Especialmente o consumidor consciente de hoje é ainda mais cético em relação a essas coisas. Mas se há algo que pode levar ao fato de eles confiarem na sua empresa de construção, é um bom site.

As empresas de construção geralmente trabalham no setor de serviços. Portanto, torna-se ainda mais importante para elas focarem no fator confiança. E um site limpo e visualmente atraente com CTAs bem posicionados e algumas boas imagens podem fazer o truque para o seu negócio.

Vídeos incorporados no site também podem ajudar a expandir o alcance do seu negócio. Afinal, 86% dos profissionais de marketing dizem que vídeos desempenharam um papel fundamental no aumento do tráfego do site.

Em resumo, um bom site é vital para dar aos seus consumidores uma visão do que sua empresa representa. Se você está meio sem ideias, sempre há a opção de analisar alguns sites de seus concorrentes. Se você fizer isso, também saberá o que precisa superar para se destacar em seus esforços de marketing de empreiteiros.

2. Divulgue os depoimentos

Businesswoman pressing face emoticon on the keyboard laptop .Customer service evaluation concept.blue tone
Os depoimentos são uma ótima maneira de fornecer credibilidade ao seu negócio.

Avaliações e depoimentos podem não parecer essenciais para o panorama geral, especialmente quando você se senta para criar um plano de marketing estratégico. Com promoções de longo prazo e campanhas publicitárias, as empresas tendem a esquecer a importância dos depoimentos dos clientes.

Para lembrar você da importância deles, aqui está uma estatística importante. Nada menos que 92% dos clientes preferem ler avaliações antes de fazer uma compra. Mas você não precisava de números para isso, certo? Pegue-se como exemplo. Você não lê uma avaliação antes de comprar algo online ou utilizar um serviço local? Com certeza lê.

Da mesma forma, para que sua empresa contratante pareça confiável online, você precisa ter depoimentos. Você pode colocar alguns deles em seu site enquanto isso. Sua listagem no Google Meu Negócio também deve ter um número considerável de avaliações (preferencialmente todas positivas).

Você pode pedir aos clientes frequentes que deixem uma avaliação online para coletar depoimentos. Melhor ainda, você pode pedir a eles que participem de um vídeo contando o quanto estão satisfeitos com os serviços da sua empresa contratante. Esse vídeo, por sua vez, pode ser promovido nas plataformas de mídia social para atrair atenção para sua empresa contratante.

3. Não subestime o poder do Email Marketing

Hand of businessman using smartphone for email with notification alert, Online communication concept.
O marketing por e-mail é uma maneira econômica e pessoal de atingir e envolver um grande público.

Quando se trata de email marketing, o retorno sobre o investimento é impressionante. É por isso que quase um terço dos profissionais de marketing consideram o email marketing o canal de marketing mais eficaz. Mas para começar com um email marketing completo, você precisará concluir o primeiro ponto desta lista.

Depois de ter um site moderno e altamente responsivo, você começará a receber visitantes. Com a ajuda de conteúdo relevante no site, você pode atrair esses visitantes para se inscreverem em sua newsletter. E é aí que você pode começar a entregar valor em suas caixas de entrada e aumentar sua base de assinantes.

Mas lembre-se: o email marketing funciona melhor quando seus assinantes obtêm algum valor dos seus emails. Todo conteúdo que você divulgar não deve ser voltado apenas para vendas ou parecer apenas mais uma oferta desesperada de uma empresa contratante faminta por clientes.

Principalmente quando se trata do marketing para empresas contratantes, você só conquistará novos clientes se destacando. Portanto, mantenha seus assinantes atualizados e ajude-os além de oferecer apenas serviços diferentes.

Por exemplo, dicas sobre decoração DIY podem fazer maravilhas ajudando sua empresa contratante a construir uma relação sólida com seus assinantes. Mas esse é apenas um exemplo. Seja criativo e não tenha medo de experimentar ocasionalmente.

4. Crie Conteúdo Valioso

Sejam suas sequências de emails, mensagens em redes sociais ou vídeos no YouTube, todo conteúdo deve ter valor para seu público-alvo. Por que isso é importante? Dê uma olhada nessas estatísticas sobre content marketing:

  • 67% dos profissionais de marketing afirmam que o content marketing gera leads de negócios de forma eficaz.
  • Além disso, uma pesquisa da CMI nos diz que 81% dos profissionais de marketing consideram o content marketing uma parte integrante da estratégia geral do negócio.
  • Os clientes têm 131% mais chances de comprar quando uma empresa oferece conteúdo educacional relevante.
  • 83% dos profissionais de marketing dizem que preferem focar na qualidade do conteúdo em vez da frequência.
  • 72% dos profissionais de marketing afirmam que um bom conteúdo é a ferramenta perfeita para aumentar o engajamento e interagir com seu público-alvo.

Sabemos que é um clichê enorme agora, mas “o conteúdo é rei”. Por mais que você odeie clichês (acredite, nós também odiamos), o efeito do conteúdo valioso no seu público-alvo é inegável. Em vez de gastar muito dinheiro em campanhas pagas, um fluxo constante de bom conteúdo pode oferecer resultados ainda melhores para você.

5. O Efeito das Redes Sociais

brand storytelling
Brand storytelling

Agora vem aquele fenômeno que mudou completamente a forma como os seres humanos fazem compras. A presença nas redes sociais é absolutamente indispensável hoje para qualquer negócio, seja uma marca bilionária ou uma empresa local de prestação de serviços.

E por que não? Isso pode abrir uma infinidade de oportunidades para a sua empresa contratante. Desde interagir com seus clientes existentes até atrair novos, as redes sociais podem ajudar você a fazer muito mais. Afinal, incríveis 55% dos clientes hoje descobrem novas marcas nas plataformas de mídia social.

Na verdade, existem marcas que devem sua popularidade recentemente adquirida e sua base crescente de consumidores às redes sociais. Quando se trata do marketing para empresas contratantes, o céu é o limite quando se trata das maneiras de usar as plataformas de mídia social em seu favor.

Você pode postar vídeos educativos, realizar um concurso local entre seus seguidores ou simplesmente manter seu público atualizado sobre os acontecimentos em sua empresa. Mas lembre-se sempre de adicionar um toque criativo a tudo o que você publicar. Afinal, a maioria das pessoas nas redes sociais está lá para se divertir.

Portanto, ofereça-lhes conteúdo divertido enquanto promove seus serviços ou produtos. E quem sabe? Sua empresa contratante pode se tornar a próxima história de sucesso nas redes sociais.

Em conclusão

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Mais uma dica rápida antes de nos despedirmos: não importa qual estratégia de marketing para empresas contratantes você use, lembre-se de avaliá-la constantemente. A chave é analisar e ver o que está funcionando e o que não está.

Se fizer isso, seus planos de conscientização da marca e geração de leads seguirão no caminho certo. E você poderá fazer alterações pontuais em sua estratégia. Afinal, no ambiente empresarial atual, aqueles que sobrevivem e prosperam são proativos e rápidos em se adaptar.

--

--

Totempool

Totempool is an exciting platform to showcase your #workportfolio. It’s a new way to present your #resume by posting #teamwork. Join us at www.totempool.com.